nSLA: Network SLA

Instalando o nSLA

Para instalar o nSLA por favor siga os passos para cada módulo necessário.

Módulo:


Base de Dados

1) Configuração do banco de dados / Requisitos
O primeiro passo para a instalação do ambiente é a configuração do banco de dados. Esta aplicação utiliza o MySQL 4.0.2, que é a versão recomendada pela MySQL AB. É possível instalar este banco visitando o site oficial do projeto ou através do pacote de progamas para criar um servidor WEB, como o XAMPP (recomendado), utilizando pelo menos a esta em sua versão Lite (com PHP, MySQL, phpMyAdmin). Caso você já tenha instalado o MySQL, vá para o próximo passo.

Usando o XAMPP a instalação dos programa é extremamente facilitada. Depois de baixar o pacote para o sistema operacional da máquina (pode ser tanto Windows ou Linux), acesse o START dos aplicativos conforme a documentação disponível no site do pacote.

2) Criando a base de dados.
Após instalado a base, existem várias formar de criar a base de dados que será usada pelo nSLA. Em todos os casos você irá precisar do arquivo SQL. Este é um documento texto que possui comandos que irá fazer com que você crie as tabelas e os campos necessários.

Um dos modos mais avançado, só que mais presente em sistemas instalados MySQL, é o comando mysql. Caso você esteje procurando algo mais fácil, utilize o phpMyAdmin que já vem incluido no pacote XAMPP. O comando mysql pode ser utilizado da seguinte maneira:

$ mysql -u USUARIO -p
Enter password: 
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 30 to server version: 4.0.20a-debug-log
Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the buffer.
mysql>

Neste modo, selecione o nome de usuário, e depois de enviado o comando, será necessário digitar a senha do usuário. De fábrica os servidores MySQL são configurados para ter um usuário chamado "root" que não possui senha.

No console do programa aberto, digite o seguinte comando para criar uma base de dados que será usada pelo nSLA. Recomenda-se a utilização do nome padrão, "nsla".

mysql> CREATE DATABASE nsla;
Query OK, 1 row affected (0.01 sec)

mysql> exit;
Bye

$

Pronto, o banco de dados está criado. Agora será necessário criar as tabelas e campos utilizando o arquivo SQL. Salve este arquivo no diretório que você tenha acesso, e novamente utilizando o comando mysql (não mais em seu console) utilize o seguinte comando utilizando "sql.txt" como entrada, que no caso é o arquivo SQL que foi baixado em seu computador.

$ mysql -u USUARIO -p < sql.txt 
Enter password:

$

Após alguns segundos, seu prompt será liberado, e se nenhuma mensagem for apresentada, significa que tudo correu bem, e a parte de banco de dados de seu ambiente já está instalada.

Caso você deseje um modo mais fácil de fazer isso, utilize a ferramenta phpMyAdmin, incluida no pacote XAMPP. Depois de instalar o XAMPP em sua máquina, acesse o endereço: http://localhost/phpmyadmin. Ao acessar procure o campo indicado na figura abaixo, e digite "nsla" para o nome do novo banco, e clique em "Cria" conforme a imagem abaixo.

Depois de criado, uma mensagem de sucesso será exibida. Nesta mesma tela vá na opção "SQL" e uma nova tela será aberta.

Nesta nova tela, coloque o arquivo como entrada da query SQL que será executada. Para fazer isso, clique no botão "Procurar" mostrado na imagem abaixo. Após escolher o arquivo SQL salvo em seu computador, o caminho para este será indicado na caixa de texto, e com o botão "Executa" você irá confirmar a execução do documento. Após alguns segundos, uma mensagem de sucesso será exibida. Pronto, seu banco de dados já está configurado.