nSLA: Network SLA

Instalando o nSLA

Para instalar o nSLA por favor siga os passos para cada módulo necessário.

Módulo:


Interface WEB

1) Instalando o servidor web
Em nossos testes utilizamos o servidor de WEB Apache, mas nosso sistema poderia funcionar em qualquer outro servidor, incluindo o IIS incluindo no sistema operacional Microsoft Windows. Outro requisito é possuir o a extensão para o PHP ativado. Caso você esteja fazendo isso pela primeira vez, recomenda-se a utilização do pacote XAMPP, que além de instalar o Apache e o PHP, instala também a base de dados MySQL e a ferramenta phpMyAdmin.

Com relação as versões, as versões 1 e 2 atualizadas da Apache irá ser o sufuciente. Para o PHP, o ambiente testado foi com as versões 4.3.x. No PHP também ele funcionará perfeitamente com variáveis globais desativadas. Para a versão a 5.0 do PHP o ambiente não irá funcionar corretamente principalmente no que se refere ao PHP LibPersist. Existe um projeto de contornar este problema e fazer o nSLA funcionar no PHP 5.0.

2) Configurando o PHP

Este passo é necessário para que seja possível fazer requisições SNMP pelo PHP. Este passo só será necessário se houver necessidade de utilizar o assistende de adição de interfaces de dispositivos.

WINDOWS
Após instalado o PHP no seu servidor WEB, será necessário configurar o arquivo php.ini.

O local deste arquivo é variável, é pode existir mais que uma cópia em seu computador. No meu caso, como instalei o XAMPP, o diretório do php.ini que devo muda está em "/xampp/apache/bin"

Abra o arquivo, e chegue nas linhas abaixo:

;Windows Extensions
;Note that MySQL and ODBC support is now built in, so no dll is needed for it.
;extension=php_adt.dll
;extension=php_apd.dll
;extension=php_blenc.dll

Siga olhando estas linhas, e descomente a linha que diz "php_snmp.dll". Para isso, basta remover o ";" antes da linha da extensão, como mostra o exemplo abaixo:

extension=php_snmp.dll 

Após esta alteração, geralmente será necessário reiniciar seu servidor WEB. Só apartir do momento em que servidor for reiniciado, as configurações se tornarão ativas.

UNIX

Para os sistemas UNIX Like será necessários passos mais complexos. Você terá que recompilar o PHP utilizando a extensão SNMP do pacote NET-SNMP. Mais detalhes da instalação consulte o manual do PHP.

3) Configurando o servidor WEB
Será necessário configurar o servidor de WEB para atender as requisições para o diretório instalado do nSLA. Para tanto, abra o configurador de seu servidor WEB e coloque um endereço acessível via WEB para a pasta "/nsla/htdocs".

Se o servividor WEB for o Apache, basta adicionar algo semelhante ao exemplo abaixo no arquivo de configuração "httpd.conf" do Apache:

Alias /nsla "/nsla/htdocs/"

<Directory "/nsla/htdocs/"> Options Indexes MultiViews ExecCGI DirectoryIndex index.php Order allow,deny AllowOverride All Allow from all </Directory>

Neste exemplo, o Apache irá atender os pedidos vindos de /nsla e os redirecionará para a pasta onde o nSLA está instalado (/nsla/htdocs).

4) Ajustando o arquivo de configuração
Para ajustar o sistema web conforme suas configurações de banco de dados, utilize o arquivo "/nsla/htdocs/include/conf.php". Nele configure conforme necessário os dados de qual banco de dados que o sistema irá se conectar entre outros dados referentes ao banco.